2000 - Ano III


Polêmica


 

A Revista Brasil de Literatura, coerente com a sua vocação democrática, abre hoje uma nova seção - Polêmica - onde espera poder colocar ao alcance de seus leitores os debates mais candentes da atualidade na nossa área específica de atuação: a literatura e a cultura brasileiras.

Para inaugurar esta seção, acudiu-nos o acaso com a discussão a respeito do famoso "provão" implantado pelo Ministério da Educação e do Desporto, como forma de avaliação dos cursos superiores entre nós. Como a Revista Brasil de Literatura não tem, oficialmente, posição a respeito, abre ela as portas a todas as intervenções que se lhe apresentem, de forma a possibilitar o debate, amplo e democrático, de todas as idéias e tendências.

Aguardamos que nossos leitores enviem suas manifestações. Elas serão todas, integralmente, publicadas, para dar ao debate a consistência sem a qual tudo não passaria de mera encenação. Não é esta, evidentemente, a posição da Revista Brasil de Literatura.

Para inaugurar esta seção a Revista Brasil de Literatura estampa, inicialmente, dois artigos. Um de autoria da Profª Marisa Lajolo, da Unicamp - As Letras, os números, o provão e o currículo - e outro do Prof. José Luís Jobim, da UFF e da UERJ - O cânon literário e a avaliação dos cursos de Letras.

Esperamos que seja estímulo mais que suficiente para o início dos debates, aliás impostergáveis para quem milita no magistério das Letras, entre nós.

Além disso, estamos abertos a iniciar qualquer outra discussão que diga respeito às áreas de nosso interesse, como forma inalienável de contribuir para o esclarecimento dos problemas que nos atingem a todos e, agora, de forma ainda mais contundente, face à política oficial relativa às universidades federais no país.

Aí estão o fermento e o trigo. Cabe a nós colocarmos a mão à massa, antes que outros o façam por nós, em nosso nome e com a nossa exclusão. Como aliás tem sido a dinâmica histórica que nos conduziu até o ponto em que nos encontramos...


Retorna ao Índice